Moscas Volantes
As moscas volantes (floaters) parecem pequenas manchas, pontos, círculos, linhas ou teias de aranha no seu campo de visão. Enquanto elas parecem estar na sua frente, na verdade estão flutuando por dentro. As moscas volantes são pequenas aglomerados de gel ou células dentro do vítreo que enchem seus olhos. O que você vê são as sombras que esses aglomerados projetam em sua retina.
Costuma-se notar moscas volantes quando olha para algo simples, como uma parede em branco ou um céu azul.
À medida que envelhecemos, nosso vítreo começa a encolher. Às vezes, formam-se aglomerados ou fios no vítreo. Se o vítreo se afasta da parte de trás do olho, é chamado descolamento do vítreo posterior. As moscas volantes geralmente ocorrem com descolamento vítreo posterior. Eles não são sérios e tendem a diminuir ou desaparecer com o tempo. Floaters graves podem ser removidos por cirurgia, mas isso apresenta riscos e raramente é necessário.
Apesar do bom prognóstico, o descolamento do vítreo posterior pode trazer complicações com hemorragia vítrea, ruptura da retina e descolamento de retina. Dessa forma, na presença de sintomas semelhantes é essencial procurar o oftalmologista para a realização do mapeamento de retina.