Descolamento de Retina
A retina é o tecido sensível à luz que reveste a parte de trás do olho. Os raios de luz são focados na retina através de nossa córnea, pupila e cristalino. A retina converte os raios de luz em impulsos nervosos que viajam através do nervo óptico para o nosso cérebro, onde são interpretados como as imagens que vemos. Uma retina saudável e intacta é a chave para uma visão nítida.
À medida que envelhecemos, o vítreo pode encolher e puxar a retina. Quando isso acontece, você pode perceber luzes piscando, raios ou a sensação de ver “estrelas”. Estes são chamados de flashes.
Geralmente, o vítreo se afasta da retina sem causar problemas. Mas, às vezes, o vítreo puxa com força suficiente para rasgar a retina em um ou mais lugares. O fluido intraocular pode passar através de uma ruptura da retina, levantando-a – da mesma forma que o papel de parede pode se desprender de uma parede. Quando a retina é afastada da parte de trás do olho, é chamada de descolamento de retina.
A retina não funciona quando é separada e a visão fica embaça. Um descolamento de retina é um problema muito grave que pode causar cegueira irreversível, a menos que seja tratado com cirurgia em tempo hábil.