GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico do seu olho. O nervo óptico é um nervo na parte de trás do olho que se conecta ao cérebro. O nervo óptico envia os sinais gerados pela luz para o seu cérebro, para que você possa ver.
O glaucoma é frequentemente associado a um aumento de pressão dentro do olho. Isso pode danificar o nervo óptico e causar perda permanente da visão ou até cegueira total dentro de alguns anos.
Existem dois tipos principais de glaucoma:
GLAUCOMA PRIMÁRIO DE ÂNGULO ABERTO
Este é o tipo mais comum de glaucoma. Ele acontece gradualmente, o olho não drena o fluido da mesma forma que deveria (como um ralo entupido). Como resultado, a pressão ocular aumenta e começa a danificar o nervo óptico. Esse tipo de glaucoma é indolor e não causa alterações na visão no início da doença, isso é, podem demorar anos até que sua visão fique embaçada. É importante lembrar ainda que essa doença tende a ocorrer nas famílias.
Algumas pessoas podem ter nervos ópticos mais sensíveis à pressão ocular. Isso significa que existe risco de ter glaucoma mesmo com a pressão normal.
GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO
Esse tipo acontece quando a íris está muito próxima do ângulo de drenagem no olho e assim pode acabar bloqueando esse ponto de drenagem. Quando o ângulo de drenagem fica completamente bloqueado, a pressão ocular aumenta muito rapidamente. Isso é chamado de crise aguda. É uma verdadeira emergência ocular, e você deve ligar para o seu oftalmologista imediatamente ou poderá ficar cego.
Aqui estão os sinais de uma crise aguda de glaucoma de ângulo fechado:
Exames oftalmológicos regulares são importantes para encontrar sinais precoces de danos ao nervo óptico.