DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um problema com sua retina. Isso acontece quando o centro da retina chamada mácula é danificado. Com a DMRI, você perde sua visão central. Você não pode ver detalhes, esteja olhando para algo próximo ou distante. Mas sua visão periférica (lateral) ainda será normal. Por exemplo, imagine que você está olhando para um quadro. Com a DMRI, você pode ver a moldura, as bordas do quadro, mas não o centro, os detalhes da pintura.
Existem basicamente dois tipos de DMRI: atrófica (seca) e neovascular (úmida).
DMRI atrófica
Essa forma é bastante comum. Cerca de 90% (9 em 10) das pessoas que têm DMRI têm a forma atrófica. DMRI atrófica é quando partes da mácula ficam mais finas com a idade e crescem pequenos pedaços de proteína chamados drusas. Você perde lentamente a visão central. O tratamento preventivo da DMRI seca se dá pela reposição vitamínica com formula antioxidante. Não existe, até o momento, tratamento curativo para a DMRI atrófica.
DMRI neovascular
Essa forma é menos comum, mas muito mais sério. A DMRI neovascular ocorre quando novos vasos sanguíneos anormais crescem sob a retina. Esses vasos podem vazar sangue ou outros fluidos, causando cicatrizes na mácula. Você perde a visão mais rapidamente com a DMRI neovascular do que com a DMRI atrófica.
Muitas pessoas não percebem que têm DMRI até que sua visão esteja muito embaçada. É por isso que é importante ter visitas regulares a um oftalmologista. Ele pode procurar sinais precoces de DMRI antes que você tenha algum problema irreversível de visão.