Tenho Ceratocone, O Que Isso Significa?
O paciente portador de ceratocone possui uma córnea mais elástica do que pacientes que possuem córneas normais e saudáveis. Isso faz com que a córnea (parte mais externa dos nossos olhos) enfraquecida adquira um formato pontiagudo ou cônico.Esse processo, leva a uma deformidade da córnea e consequentemente dificuldade de visão mesmo com os óculos, devido a distorção da imagem, geralmente causado por astigmatismo elevado. Outra característica da visão do paciente portador de ceratocone é o borramento da visão ao redor da luz, bem como a flutuação da visão devido à maior elasticidade da córnea.
Consulta Social Conti
Faça o pré cadastro para agendamento
Oferecemos atendimento e acompanhamento gratuito para pessoas com laudo ou encaminhamento de hospital público.Tratamento
O tratamento do Ceratocone varia conforme o estágio da doença e a ocorrência de evolução da doença ou não. Os exames complementares diagnósticos (Topografia de córnea, Tomografia de córnea, Paquimetria e Aberrometria) permitem o estadiamento da doença (classificação) para que possa ser adotada uma conduta individualizada para cada caso. O ceratocone não tem cura, porém são diversos os tratamentos disponíveis:• Óculos
• Lentes de contato
• Anel Intracorneano
• Cross-linking da córnea
• Transplante de córnea
A doença se comporta de maneira muito diferente de pessoa para pessoa, sendo a idade, valores de curvatura da córnea, valores de espessura de córnea, o grau do paciente, ocorrência de cicatrizes na córnea, presença de aberrações ópticas corneanas, presença e controle adequados de alergia ocular fatores decisivos no tratamento do ceratocone.
Se você tem ceratocone ou possui a suspeita dessa doença, procure seu médico especialista em córnea para que haja uma conduta adequada do seu caso. Atualmente, a oftalmologia já dispões de inúmeros recursos e felizmente, apenas cerca de 10% dos pacientes precisarão do transplante de córnea.